domingo, 25 de setembro de 2011

Modelos de Comunicação & Fontes



OS MODELOS DE COMUNICAÇÃO E SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICOS

O primeiro e mais simples modelo de comunicação foi o de Shannon e Weaver (1949), atribui ao emissor a autoria da mensagem que transita por um canal em um código até o receptor. O conteúdo informado em uma matéria jornalística seria algo produzido pelos jornalistas, da mesma forma que um quadro de Van Gogh expressa o mundo íntimo de Van Gogh. Não é o que ocorre. Entre o fato e a versão jornalística que se divulga, há todo um processo de percepção e interpretação que é a essência da atividade dos jornalistas.


Já o modelo de comunicação criado por George Gerbner(1956), estabelece a prioridade dessa função de representar subjetivamente a realidade antes de transmiti-la. A percepção da realidade, sua transformação em modelos mentais (grosseiramente no E1 do esquema de Gerbner), e depois em proposições linguísticas, fotografias ou imagens editadas em movimento, não é tarefa de um só homem. Ela começa exatamente na fonte, que formula uma primeira representação do será levada adiante. Cada indivíduo da cadeia informativa entende a realidade conforme seu próprio contexto e seu próprio estoque de memória.

Perceber a realidade é construir um modelo mental delas. A Teoria dos Modelos, de Philip Johnson-Laird, aborda essa questão em detalhes. Modelos mentais são análogos estruturais do mundo: dão conta de relações estáticas e dinâmicas entre objetos, ações e estados; descartam aspectos não-revelantes da realidade para captar os relevantes. Tomados como hipóteses mais ou menos confiáveis, refletem crenças das pessoas, adquiridas por observação, informação ou inferência.

No âmbito da Teoria da Cognição, modelo mentais são concebidos como entidades computáveis e finitas, construídas a partir de elementos (ou tokens)que representam objetos e de relações. Esse é o objeto essencial ou básico a que se reportam as mensagens da fonte ou repórter.



BIBLIOGRAFIA
LAGE, Nilson. A Reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística

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