OS MODELOS DE COMUNICAÇÃO E SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICOS
O primeiro e mais simples modelo de comunicação foi o de Shannon e Weaver (1949), atribui ao emissor a autoria da mensagem que transita por um canal em um código até o receptor. O conteúdo informado em uma matéria jornalística seria algo produzido pelos jornalistas, da mesma forma que um quadro de Van Gogh expressa o mundo íntimo de Van Gogh. Não é o que ocorre. Entre o fato e a versão jornalística que se divulga, há todo um processo de percepção e interpretação que é a essência da atividade dos jornalistas.

Perceber a realidade é construir um modelo mental delas. A Teoria dos Modelos, de Philip Johnson-Laird, aborda essa questão em detalhes. Modelos mentais são análogos estruturais do mundo: dão conta de relações estáticas e dinâmicas entre objetos, ações e estados; descartam aspectos não-revelantes da realidade para captar os relevantes. Tomados como hipóteses mais ou menos confiáveis, refletem crenças das pessoas, adquiridas por observação, informação ou inferência.
No âmbito da Teoria da Cognição, modelo mentais são concebidos como entidades computáveis e finitas, construídas a partir de elementos (ou tokens)que representam objetos e de relações. Esse é o objeto essencial ou básico a que se reportam as mensagens da fonte ou repórter.
BIBLIOGRAFIA
LAGE, Nilson. A Reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística
Muito bom, parabéns... boa garota.
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